terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nem sei por onde começar!!!

Ah! Pois é....

Nem sei por onde começar....

Comecei este ano, (que para mim começa a 8 de Janeiro), um pouco tristonha, é difícil aceitar a partida, e continuar a viver o dia-a-dia com essa impossibilidade de poder ver, sentir, cheirar, brincar... é !!!

Deixar a pessoa ir... e ficar só com as memórias é um conceito diferente, é uma verdade absoluta da qual não há retorno, e eu, que amei o meu pai, acompanhei, segui os seus passos, chegou a hora de me despedir, é complicado fazer o luto, é difícil!

Eu sei que ele estará sempre comigo, que eu sou parte dele, pois sou sua filha, sou o prolongamento da sua vida e isso dá-me mais responsabilidade, dá um outro sentido à vida, ontem estava a pintar e dei comigo a pensar, pai fica descansado pois eu cuido da mãe, é como se eu fosse agora a primeira da linha... mas como escrevi no início, comecei o ano, fazia um mês que o pai tinha partido, havia uma missa pelo o meu pai, comecei bem disposta, mas depois comecei a ficar triste, e mais triste, e mais triste, não aguentava tanta tristeza, tentei dormir não consegui, engomar mas também não consegui.

Foi então que decidi ir para ao pé do meu rio... e lá fui com a música nos ouvidos,
E... Chorei! Chorei! Chorei todo o caminho, desde minha casa até aos Jerónimos, Chorei, cantei, recordei, enfim...

Coloquei todos os sentimentos numa garrafinha e atirei-a ao rio, quem sabe alguém a encontre e chore comigo, quem sabe se não será o meu pai...

A seguir à missa tínhamos um jantar em casa da mãe, estivemos os seis filhos, os netos que estavam cá, faltou a Mamem que está em Espanha.

Ah! É verdade, a São está cá desde o dia 7 de Janeiro e vai-se embora no dia 21 de Janeiro, jantamos, a mãe acendeu a lareira e lá estivemos... nem sempre muito contentes, mas lá seguimos com a vida, com alegrias, risos, e algumas tristezas, lá se passou mais um ano, mais um dia.

Tirei uma semana de férias para poder estar com a São, fomos a casa da tia Mizá lanchar, a casa da tia Suzete e a da tia Zé, almoçar, a semana passou a correr, este ano dei-me uma prenda, um curso de “escrita criativa” e no sábado dia 12, era o dia da primeira das três sessões que se repartem pelos meses de Janeiro, Fevereiro e Março...

Foi fantástico, foi uma turma muito gira, eu consegui ser o que sou, foi uma nova forma de escrever, com minutos contados... é difícil, mas foi uma experiência muito enriquecedora, não cheguei a nenhuma conclusão acerca de se terei alguma criatividade para escrever, mas foi muito gratificante, (depois escrevo mais acerca deste dia), e depois de terminar o curso, o Francisco foi-me buscar de mota.

Estava em conversa com uma colega de curso, quando chegou o meu rebento de mota, e disse-me que lhe apetecia dar uma volta de mota e gostaria de companhia, perguntou-me se estava cansada e se queria ir com ele... disse-lhe que sim, que iria com ele, mas que tinha que ir buscar a casa roupa mais quente e deixar as “tralhas” a casa.

Assim foi, perguntou-me onde queria ir, sugeri a Praia Grande, a qual ele nada disse, e lá fomos a casa, e arrancamos de mota.
Lembro-me do vento a bater-me na cara no corpo, e do pensamento voar como a mota... ia livre...a pensar no curso e o que iria escrever mais tarde, eu tinha ficado de enviar os e-mail da turma, e queria ir a correr contar-vos os meus sentimento referente ao curso.

Pensei! Pensei! Estava muito contente, e era bom não falar com ninguém, pois assim estava selvagem... a velocidade da mota acompanhava a velocidade do meu pensamento, a certa altura ele deu meia volta e parou num parque a lua estava lindíssima, um quarto crescente fantástico, comentamos e admiramos a lua tudo estava perfeito, arrancamos para ir ver um restaurante que lhe tinham falado antes colocou gasolina na mota, lá fomos para o dito restaurante, eu que estava cheia de frio, assim que cheguei pedi um chá e uma tosta mista, perguntei ao Francisco se queria comer algo, a qual ele me respondeu que não.

Ah! Quando fomos a casa eu disse para o Nuno que lhe faria umas costeletas, porque não sabia a que hora chegava, ele disse-me que não tinha fome e que depois faria quando lhe apetecesse, e assim foi.

As chamadas para a Joana sucediam-se umas atrás uma de outras, a certa altura disse-lhe:
- Pucha! Francisco nunca me tinha sentido a terceira pessoa...
- Oh! Mãe não diga isso, mas é que a Joana vem de Massamá e eu gostava de estar com ela ainda hoje e gostava de ver o outro restaurante que o tio do tainha falou, para eu ir com a Joana, a mãe vai a comer a tosta pelo caminho, comemos a meias a tosta a mãe bebe o chá a correr.
Eu disse-lhe:
- Tem paciência filho, mas não vou a comer para outro restaurante, se quiseres ir adiantando vai tu ver o restaurante, enquanto eu como aqui a minha tosta mista... além disso a Joana está em Massamá e pelo menos meia-hora leva a chegar dá tempo para comer.
- Mas mãe, a mãe nem sonha, o pai da Joana anda a 180 km, já estão quase em Lisboa, não quero ir sozinho aqo restaurante, quero saber a sua opinião, vá lá mãe! Por favor! Só lhe peço isso, vamos a comer pelo caminho...Está bem?
- Não! Francisco não me peças isso...

Olho para o lado e vejo o Pedro da Rosarinho, do lado de fora do restaurante, disse-lhe adeus e chamei-o, perguntei-lhe:
- O que fazes aqui?
- Olha! Venho jantar com uma amiga!
- O que? Vens o quê?
- É! Disse-me ele, e se quiseres apresento-te...

Eu nem estava a acreditar no que me estava a suceder, só queria sair dali, e a tosta chegou num prato com batata frita, salada, molho... eu queria sair daquele filme, foi horrível, não sabia o que fazer, o Pedro foi à casa de banho e o Francisco disse-me:
- Mãe tem que dizer à tia Rosarinho...
- Eu não vi nada, nem quero ver, não quero saber, come metade da tosta e vamo-nos embora quero sair daqui...

Estava aflita sem saber o que fazer, era preciso ter uma lata...pensava eu!!! Como é que ele tinha coragem de fazer aquilo...

Bom, acho que nem me despedi do Pedro, estava eu a sair do restaurante quando aparece o João da João, eu nem queria acreditar, sei que pensei, -este restaurante é onde eles trazem as “amigas”- Meu Deus, mas o João nem me deixou pensar muito, começou a falar muito, a dizer que tinha vindo do Porto e que a João estava à espera dele algures num restaurante dali, e quase me arrastou para um restaurante mais à frente, o restaurante tinha umas escadas, e eu que estava super nervosa com a cena do Pedro, disse vão vocês ver se a João está lá, que eu fico aqui a fumar um cigarro, o João continuava a dizer palavras “feias”, ao que comentei vê-se bem que vieste do Porto, pucha... só sabes dizer palavras feias?, depois creio que me apagou ou eu apaguei o cigarro, nem sei muito bem, subi à frente dele para ver se encontrávamos a João...

Olhei para todos os lado e a João não estava, como ele estava com pressa, ainda perguntei, isto para o Francisco, se existia mais alguma sala, o homem do restaurante disse-me não, mas que tinha ali uma sala onde estava a decorrer uma festa...
- Quer ir ver?
– Não!

Eu não queria ver sala nenhuma!!! já só queria encontrar a João.

Mas subitamente... nem sei muito bem como... Fui empurrada para dentro da sala, que estava apinhada de gente, a primeira cara conhecida que vi foi a Maria da Rita, Meu Deus, não sei o que senti, estava muito nervosa, aqueles minutos anteriores tinham-me consumido, e só via caras conhecidas a Cristina Almeida a Ana Faria o Miguel, a Margarida da Manuela a Joana, os manos, os sobrinhos, a mãe, a Rita o Iorgos, a Catarina, o João do João, a Isabel Pisco, a Paula, a Adelaide, a Ana Luísa, a Josi, a Leninha o Tomás, o meu Nuno e a Rosarinho o Miguel, e claro a João... não sei o que senti, nem como passei do estado “angustiado” para o “eufórico”, mas que passei, passei, não cabia em mim... Tinham-me organizado uma festa acho que foi a primeira vez que tinha tido uma festa surpresa... e eu minha folha querida, eu passei esse dia como há muito não passava.

Queres saber o que se passou?
Pois vais ter que esperar... pois só amanhã contarei o que se passou no dia 12 de Janeiro de 2007, mas com direito a fotos... eu contei 34 pessoas, não sei se me enganei a contar mas uma coisa é certa, fui enganada por todos sem nada desconfiar... se tivesse juntado os pequenos indícios...mas não, e sabem porque? Porque eu já tinha feito anos, essa pagina já tinha virado, só vos digo mais uma coisa, esta festa, vim a saber, já estava marcada a partir do Canadá, desde Dezembro, e eu nada desconfiei, todos sabiam, falei com todos e ninguém se descaiu... Sou mesmo bem enganada...
CM

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo Curso e pela prenda que bem mereçes...

A surpresa... Parabens!!!!!

Ser enganada, que sejas muitas vezes, pelos mesmos motivos.....

De resto .... desculpa mas tenho de dizer.... Vê bem a tua missão na vida!!!!!!!!!!!

Jesus tem umas coisas para te dizer, vê se o escutas

mena maya disse...

Que maravilha de história!!!

Desta vez apanharan-te desprevenida!!!! Lindo!!!

Cá fico em pulgas para saber o resto e ver as fotos!!!

Um beijinho muito gtande

mena

Verinha disse...

É, mas é uma grandessíssima felizarda!
Entusiasmou-me tanto a sua história...

1Beijinho grande

Anónimo disse...

Bom dia amiga...
Apraz-me saber que ficaste assim...tão feliz quanto dizes.
Mas tu é que estás enganada quando dizes que todos te enganaram...não...só não comentamos nada contigo não foi? Buaaaaaa...isso é injusto! Foi omissão não foi mentira?!?!?!?!
No que me diz respeito podes publicar as fotos que entenderes, pois não quero que deixes de partilhar com "esse mundo", de que falas, um momento que foi tão importante para ti.
Também eu adorei a festinha. Mas...gostei ainda muito mais do facto de algumas pessoas em particular e todos no geral, se terem lembrado de concretizar um gesto tão fabuloso. Acho fantástico e isto apenas demonstra o quanto todos nós gostamos de ti..tão somente pela pessoa que és.
Um beijinho e sê feliz...
(A ruiva)

Anónimo disse...

Ca estou eu outra vez a visitar o seu blog... Tenho que lhe dizer que adoro! Adoro ler tudo o que escreve, acho que tem muito jeito =) consegue encaixar muito bem as palavras!

Desejo mesmo que o curso lhe ajude a descobrir uns truquesinhos para melhorar ainda mais a sua escrita. E pode ser que lhe dê coragem para publicar o tal livro de que um dia me falou! Iria ser a primeira a comprar e só o levaria para casa depois de o ter assinado =)

Relativamente à festa surpresa, acho que mais do que ninguem a merecia! E efectivamente foi bem enganada, mas se nao fosse nao teria tido piada e nao se teria sentido tao bem!

Concluindo, até foi bom ter sido enganada desta vez, uma vez que foi por uma optima razão =D


Um grande beijinho,

Joana Dantas

Cristina disse...

Seja bem vindo tio António Augusto eu bem tento escotar mas não consigo, é só o silencio que ouço, está mesmo a ser difícil.
Jinhos grande
CM
Pois é minha prima...
Fui mesmo apanhada...
Adorei, espero que se entenda a história, pois é verdadeira e bem vivida.
Jinhos CM

Pois minha amiga ruiva, tu que estiveste lá deves saber o quanto eu gostei, pois a minha cara não consegue esconder sentimentos...
Obrigado por teres feito parte desta grande supresa.
Jinhos

CM

E Agora Joaninha...
És uma grande querida!! se não fosses tu o Francisco não teria com quem se desculpar... até me senti a terceira pessoa pois eram tantos os telefonemas para ti...
Mas adorei, e principalmente gostei de ver com que prazer as pessoas acolheram esta festa, é bom saber que gostam de te ver feliz e uma coisa é certa, há muito temopo que eu não me sentia tão Feliz.

Jinhos grandes.
CM