terça-feira, 20 de novembro de 2007

56 Anos de Casados


Pois é!
Deveria ter escrito no dia 15 de Novembro, pois os meus pais fizeram 56 anos de casados...
Meu Deus uma vida, e que vida....
Tive pena de não ter podido estar na missa que a mãe mandou rezar de Acção de Graças.
Mas não podia. Estava doente.
Falar dos meus pais...
Nunca entendi muito bem o Amor deles. A sua dependência, a sua independência, as suas formas de estar na vida...

São duas personalidades muito inteligentes, com fortes personalidades, onde viveram juntos, sem que qualquer um dos dois se anulasse, a custo de muitas tempestades.

Para mim que sou a quinta filha e nove anos a mais nova, tive a sorte de ter encontrado os meus pais mais calejados pela vida.

Os meus pais são do tempo que tinham que se tinha que namorar na companhia de uma terceira pessoa, aquando quisessem estar os dois, as saias eram até aos pé, viveram nos século das grandes mudanças, cientificas e sociais (a electricidade, a água canalizada, o carro, o avião, as guerras, a industrialização etc.),o meu avô materno foi um dos pioneiros da aviação e a minha avó paterna uma das primeira mulheres a ter um curso superior, viveram em tempos de guerra e de grandes provações, foi um mundo em total mudança.

Talvez seja a geração onde maiores foram os conflitos entre gerações, onde houve mais mudanças, onde ainda hoje, com perto dos 80 anos, se tem que "moldar" às novas vidas, novas filosofias de vida, novas exigências das vidas modernas.

As crianças naquele tempo, não tinham voto na matéria, e só comiam com os crescidos depois de saberem estar à mesa, só entravam na sala depois dos 18 anos, e foram essas mesmas crianças que fizeram despertar os direitos dos homens, onde puseram em causa, todos os valores aprendidos e apreendidos de gerações em gerações.

Enfim, hoje fazendo uma análise (em cima do joelho) creio que tiveram que lidar com muitas contradições de valores, aceitar coisas que toda a vida lhes fora incutido que eram erradas, foi uma geração sem duvida, e creio que nem eles próprios sem aperceberam o quanto foram obrigados a mudar.

Em todas as famílias que conheço daquela geração, os problemas eram idênticos, com algumas diferenças mas na essência tudo era igual.

Tinham alguma sorte porque viviam mais próximos uns dos outros, e conheciam os problemas de cada família, juntavam-se em grupos, no caso dos meus pais nos grupos de casais, onde partilhavam as suas alegrias e preocupações, mas não minto ao dizer que esta geração, (os que hoje tem mais ou menos 80 anos), viveram tempos muito difíceis, e tiveram que se adaptar à vida que os filhos iam conquistando, (saias curtas, meias pretas, saídas à noite para boates( era assim que se chamavam as discotecas daquele tempo), fumarem, cabelos compridos nos rapazes, musicas e danças muito diferentes daquelas que eles próprios ouviram e dançavam, respostas mal dadas de filhos revolucionários, enfim enumeras coisas que nem os próprios se lembram hoje de ter vivido.

Mas adiante, comecei por dizer que os meus pais fizeram ontem 56 anos de casados.
Foi a primeira vez (que me lembro) que não houve uma festinha, ou uma reunião com os filhos, a nossa família está neste momento a passar muitas dificuldades, mas com a Ajuda de Deus haveremos de as superar, e olharemos para trás com a convicção de que valeu a pena viver.



Tenho um grande Amor pelo meus pais, e ainda hoje tento entender a maneira de viver deles, por vezes é difícil, tenho que confessar, mas tem sido um grande auxilio para me entender e aceitar, com todas as minhas qualidades e defeitos.

Para eles fica aqui registado o Amor de uma filha, que todos os dias tentar ser melhor.

Um grande beijinho.
CM

6 comentários:

Anónimo disse...

Ola tia =) olha os teus pais!!! acho k nunca os tinha visto...é so para deixar um grande beijinho pra ti e outro para eles. Espero k esteja tudo bem *******

Joana Araújo

mena maya disse...

Qurida Cristina,

linda esta tua declaraçao de amor aos teus pais!
Olhando para eles sem recriminacões,tentando perceber o que os poderá ter marcado e influênciado neste já longo caminhar pela vida.
Muitas vezes os filhos esquecem-se que os pais também são pessoas, com todos os seus defeitos e qualidades e principalmente que não são deuses!
Agora é a nossa vez de estar aqui para eles, retribuindo tudo o que nos deram e fizeram por nós, apesar dos inevitáveis erros de percurso, mas a verdade é que os filhos vêm sem instruções...
E quando os perdemos os nossos pais, é que nos apercebemos realmente a falta que nos fazem...

Um beijinho de Parabéns para os meus tios, para ti um GRANDE xi-coração,

mena

Anónimo disse...

Muitos parabéns Cristina, não só pelos pais que tem, mas pela lição de VIDA que eles lhe transmitiram. Apesar das dificuldades havia também muita coisa boa, pode acreditar! Uma das coisas boas foi a forma como nos eram transmitidos VALORES, VALORES esses que HOJE estão em decadência e que fazem tanta falta!!!!!
Um beijo grande
Sua amiga
LLima

Anónimo disse...

Olá primita

Pois é, aqui estou eu quase vazia de palavras, só para te mandar um grande beijo e também aos tios por me terem dado uma prima tão amorosa!

Um boadito lamechitas, mas pronto alguém tem que ser!!!!!! HAHAHAHAHAHA!!!!

bjs da tua prima
tátá

mafS disse...

Os Tios sao uns amores...

Eu ouco muitas vezes (e com todo o orgulho)

"ES MESMO IGUAL A TIA VIRGINIA"

Pois sou e vou continuar a ser. A Tia e' o maximo e eu tambem vou ser assim um dia :P

Prima querida... Vai tudo passar e voces vao aprender todos que valeu a pena cada minuto e cada segundo. Eu sei que ja sabes isso mas vai haver um dia em que vais acreditar piamente nisso, pois tudo o que acontece te transforma na pessoa que es.

Somos borboletas, mais que formigas :)

AMO_TE

Mafalda

Verinha disse...

O tempo...

Pensar que os seus pais, Cristina, fazem 56 anos de casados e que os meus fazem, este ano, apenas 25.

Numa diferença de gerações, já não namoraram na presença de uma 3ª pessoa e incluíram-se nos jovens revolucionários que como refere entraram em "contradições de valores", com seus pais.

Hoje dão-se novos choques, com certeza...
E diferenças haverão sempre… tudo depende do tempo.

1Beijinho
E... continue escrevendo com tanta ou mais regularidade.