sábado, 24 de novembro de 2007

Recordando

24 de Novembro de 2007

Recuando no tempo chego ao dia 24 de Novembro de 1987...
Estando eu a fazer com a minha mãe os ultimos preparativos para o nascimento daquele que iria ser o meu último filho... colocava laçarotes no armário das suas roupas, quando dei por mim a fazer "poças de água" no chão, de cada vez que avançava para mais um laçarote lá deixava para trás uma poça, nessa altura comentei para minha mãe.... olhe mãe já nem sinto quando faço xi-xi, a que ela me respondeu... Vamos telefonar ao médico, porque eu acho que isso não é o que pensas, (sabedoria de quem já tinha tido 6 filhos), assim fiz, telefonei ao Ferreira Vicente, que me disse: - Cristina vá já para o hospital, pois deve estar com uma rotura de águas alta... nem nunca tinha ouvido falar de tal sinal de parto, para mim quando rebentavam as águas era tipo inundação, mas obediente, lá fui para o S. Francisco Xavier, de onde já não saí e disseram-me... está em trabalho de parto vai ter que ficar para que o bébé não entre em sofrimento...
Lá fiquei, sozinha com o meu bébé dentro de mim a querer nascer... o meu filho mais velho foi para cada dos meus pais, e eu lá fiquei...
Toda a noite não consegui dormir com contracções cada vez mais próximas umas das outras , uma senhora que estava ao meu lado que não tinha dores, lá foi ter o seu rebento e eu fiquei para lá com as minha dores e o meu bébé...
Eram 13:15 da tarde, nasceu um belo menino de seu nome Nuno Manuel... assim que me colocaram nos braços , logo se fez à vida, procurando o seu alimento preferido, "leite materno".
Nasceu com 3kg 350gr de parto eutocico, com 51 cm.
Era um bonito rapaz, veio já rosadinho.
À espera dele cá fora estava a avô Virgínia e a tia Xaxão.
Tinha uns grandes olhos e uma bochechas de se "comerem", começou logo a chorar e passado pouco tempo a mamar.
Foi muito presenteado, pelos avós, tios, amigos...
Mamou até aos 6 meses, tendo deixado a mamada nocturna em Dezembro de 1987, tomou o seu primeiro alimento sólido em 25-03-1988.
Gosta de todos os alimentos, mas antes de comer "prova", é um grande comilão, aumentava de peso a olhos vistos.
Não gostou muito do seu primeiro banho, começando a adorar o banho pelos 2 meses...
Aos 5 meses já se sentava sem apoio, engatinhou pela primeira vez dia 2 de Setembro de 1988,isto é engatinhar mesmo, pois já se arrastava desde os seus 6 meses, colocou-se em pé nessa data a partir da posição de sentado.
Deu os seus primeiros passos aos 10 meses , mas largou-se em casa dos avós maternos no do dia 6/11/1988.
Falou tarde, aos 9 meses só palrava, ao ano ainda nada dizia, ao ano e 8 meses começa a dizer frase curtas e muito mal dita, era um grande trapalhão...
Era um bébé muito simpático, ia para toda a gente comunicava com todos e sorria e ria com toda as pessoas.
O seu primeiro dente saiu no dia em que fez 4 meses, quando andava fartou-se de cair para a frente, pois tinha o pé chato, perdeu os dentes da frente muito cedo.

Era um bébé muito calmo, gosta de brincar sozinho, quando vê o irmão sorri logo para ele, parece que vê o sol, adora o irmão, e o irmão adora-o a ele.

Nas suas primeiras férias (9 meses)quando ia para a praia tinha uma particularidade ... comia areia com as duas mão, tive que levar como tolha de praia uma capa de casal de endredom.
Quando fez praia no ano seguinte, discursava para o mar na sua linguagem, e se nos distraíssemos lá ia ele falando e ralhando com o mar... praia sobre praia, já nessa altura era filosofo.

Hoje às portas de fazer 20 anos, é um homem muito interessante, à procura de se encontrar, numa busca constante... continua muito filósofo, ama matemática (está a tirar o curso de Matemática aplicada no técnico), e acha que se Deus falar alguma língua, só poderá ser Matemática, que é a linguagem mais perfeita, o inicio de tudo e de todas as ciência.

Hoje tem 1,94 de altura, é um bonito homem, e um bom filho.

Se Deus me tivesse dito e mostrado uma fila de bébés, e dissesse escolhe... era a ele que eu escolhia, pois tenho aprendido tanto com ele, tenho crescido tanto com ele.

Amo o meu filho do fundo do meu coração.
Para quem é mãe devem saber do que estou a falar.

É um pouco o prolongamento da minha vida...

Seria uma pessoa muito incompleta se não tivesse os filhos que tenho, e por isso mesmo, os entrego todos os dias nas mãos e no coração de Nossa Senhora para que ela os Ame como seus filhos, olhe por eles, os proteja os encaminhe...e os faça Felizes para todo o sempre.

Mãe
CM

15 comentários:

mena maya disse...

Prima querida,

em primeiro lugar parabens a ti e ao teu filhote, ups, pelo tamanho tenho que escrever filhao!!!!

Depois queria dizer-te que de tao babada que estas (com toda a propriedade!DIGA-SE A BEM DA VERDADE), nem reparaste que repetiste por duas vezes o texto em duas passagens diferentes, o que nada tem de mal e te fica muito bem como mae!:-)))

Um grande beijo de parabens para os dois!

Que todos os empreendimentos e desejos do Nuno se concretizem e que seja um homem bom e feliz!

mena

PS desculpa a falta de acentos, estou no portatil:-(

Anónimo disse...

PARABENS NUNO (e respectiva mae :D)

MUITOS BEIJINHOS CHEIOS DE SAUDADES

Espero news... Pede o meu mail 'a mae por favor :)


LUV U MY COUSIN

mafalda

Cristina disse...

Minha querida Mena!
Pois foi, e foi por causa da foto, nem tinha reparado, mas agora já está como deve ser.
Como estão todos?
Um grande beijinho e obrigado pelo votos de felicidade para o meu bébé...
Beijinhos a todos.

Cristina disse...

Querido Mafalda
Muito obrigado pelos parabéns.
Sabes que também tenho saudades tuas... mas é bom saber que estás a passar por uma experiencia única da tua vida.
Não vais nunca mais ter a idade que tens... e viver os dias que estás a viver. Acredita que é bom ter saudades, pois damos mais valor ao que temos e minimiza todas as más experiências antigas.
Vive a tua vida e sê MUITO FELIZ. é uma obrigação de todos nós.
Amo-te muito minha princesinha.
CM

mena maya disse...

Cristinita, eu não sou professora, sou apenas casada com um, mas tenho a mania das perfeicões um defeito que me dá às vezes água pela barba...
Isto para te dizer que o texto depois de :
praia sobre praia, já nessa altura era filosofo.
descendo até novamente:
praia sobre praia, já nessa altura era filosofo ainda está repetido.
Não te zangues comigo...
Beijão
mena

Anónimo disse...

Linda homenagem ao filhote, que também, pelo que conheço, teve SORTE com a Mãe que lhe "calhou"! Muitos PARABÉNS aos dois.
Bjs
Amiga
LLima

Anónimo disse...

Muitos parabéns!
estive todo o dia a pensar nos anos dele ...... depois passou!
Muitos parabéns
xx

Anónimo disse...

Ora muitos parabéns (atrasados) para a mãe e para o filhote!

Meu querido primo/sobrinho!

Acredita que não nos temos visto muito mas muitas são as vezes em que me lembro de vocês!!! Com muito amor e carinho claro!

PARABÉNS e vês se ligas aos teus primos porque eles são uns desnaturados! Ainda por cima não têm cá a mana para os lembrar!

beijos então para os 2 e já agora um também para o mano mais velho...

da tia
tátá

Cristina disse...

Obrigado pelos parabéns!
Obrigado LLima, e também parabéns pela sua Mãe.
E tu XX, senti a tua falta, apesar de saber que estavas comigo, como sempre estás.
Um grande Beijinho e Obrigado.
CM

Anónimo disse...

Cristina
Que bonito, mais uma vez, parabéns ao filhote (que giro que ele é) e à mãe também.
Muitas e muitas felicidades Beijinhos
Graça Marquês

Cristina disse...

Mena
Espero que agora esteja bem....
Mas se não estiver diz-me está bem?
Eu gosto que me digam quando está qqr coisa mal
Jinhos
CM

mena maya disse...

Cristina minha querida,

PERFEITO!!!!!!!

xi-coraçao.
mena

Anónimo disse...

Estava a ver que não!!!!!
Jinhos
CM

Anónimo disse...

Prima,

Parabéns ao Nuno, parabéns à Mãe! Entrega-lhe um grande beijo nosso, de saudades e desejo de uma grande VIDA.

Rita e companhia

Anónimo disse...

Parabens

Buáááááá´

Fartei-me de chorar

Jinhos gordos para os dois

MM